Sarar

De Sara Goulart
Com Ana Rita Teodoro, Fernando Ramalho, Luísa Homem e Zé Rui
DeVIR/CAPa (Faro), 22 e 23 de outubro 2021
TBA (Lisboa), 30 de outubro 2021
Sarar é sobre um lugar de vulnerabilidade onde todos podemos encontrar-nos um dia. O corpo produz uma doença e a doença produz um novo corpo. A cura também produz um corpo. De corpo em corpo, não se pára para estar doente, o mundo continua a girar.
Como se organiza a vida quando a doença nos entra pela porta da frente? Sarar é uma conferência performance sobre a experiência radical do corpo na doença e na cura. Trata o processo em que este se confronta com uma nova realidade, altera o seu modo de estar, se ajusta ao novo ser, reaprende e é reaprendido. Sarar é íntimo e público, privado e coletivo, fala do trauma e do inesperado. Em Sarar, o texto convoca gesto, imagem, som e luz para explorar os novos estados e tempos do corpo, os discursos sobre a pessoa doente e descobrir invisibilidades.
É um espetáculo profundamente biográfico: um diagnóstico de cancro leva Sara Goulart a interrogar-se sobre o processo de doença e de cura. Sarar é sobre a lesão da identidade e a sua reconstrução. É sobre amor.

©João Almeida
“Num dia particularmente quente de abril de 2017, ao chegar a casa depois de dois dias fora, despi-me para ficar mais confortável. Há um gesto habitual que repito todos os dias ao libertar-me do soutien: depois de o desapertar e de o soltar dos ombros, passo as mãos nos seios nos sítios onde os elásticos estiveram, massajando ligeiramente. É um gesto rápido, seco e mecanizado e relacionado com uma sensação de alívio. Naquele dia, porém, o movimento deixou-me alerta e ansiosa.”
Sarar é sobre choque, amor incondicional, festa, psicadelismo, hiperatividade e o escrutínio e análise do corpo.

©João Almeida

©João Almeida