efabula

Múltiplo de Múltiplo

Projeto inédito com obras de Pedro Gomes e curadoria de Hugo Dinis.
 
Centro de Artes de Sines
11 de março a 9 de setembro de 2023  
 

A exposição Múltiplo de Múltiplo, do artista Pedro Gomes (Nampula, Moçambique, 1972), com curadoria de Hugo Dinis, é um projeto inédito desenvolvido para o Centro de Artes de Sines. Através de grandes instalações de desenho que se relacionam com o espaço museológico, a exposição indaga a problemática em torno das duas disciplinas: Arte e Arquitetura.

Esta relação, muitas vezes em harmonia, outras vezes em conflito, torna-se um campo de experimentação artística muito estimulante. Pedro Gomes, que desenvolve o seu trabalho na área do desenho, tem vindo a questionar os dispositivos museográficos e as suas consequências na visibilidade das imagens e da arquitetura. As suas instalações expansivas e imersivas são um momento particular para a perceção da disciplina de desenho como autonomia artística e para a perceção dos limites e das liberdades do próprio espaço expositivo.

O ponto de partida para o trabalho artístico desenvolvido em Múltiplo de Múltiplo, são as relações entre os dispositivos museográficos e as edificações arquitetónicas que os albergam. Questionando os modelos dos salões do fim do século XIX e o cubo branco a partir dos anos 60, entre outros, o artista confronta as utópicas arquiteturas construídas.

Ao desenvolver um projeto artístico inédito em consonância com o espaço expositivo, procura-se chamar a atenção para uma discussão frutífera entre todos aqueles que dela quiserem participar. O museu é, assim, visto como uma plataforma de questionamento do espaço social, político e histórico, bem como artístico e estético, onde as obras de arte podem impulsionar novas visões sobre as comunidades e sobre a sociedade contemporânea.

O projeto culminou com o lançamento do livro Múltiplo de Múltiplo na Galeria Presença, com edição da Câmara Municipal de Sines e do Centro de Artes de Sines.

Hugo Dinis é licenciado em Artes Plásticas – Pintura (1998/2004), pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Tem uma pós-graduação em Estudos Curatoriais (2005/06), pela mesma faculdade e Fundação Calouste Gulbenkian. Entre 2008 e 2011 trabalhou como assistente na Galeria 111, em Lisboa. Entre 2011 e 2016 trabalhou como assistente na Galeria Filomena Soares, em Lisboa. De 2017 a 2019, colaborou como produtor, investigador e curador no Atelier-Museu Júlio Pomar/EGEAC, em Lisboa. Atualmente colabora com a Culturgest em Assessoria da Coleção da Caixa Geral de Depósitos e no secretariado da AAVP – Associação de Artistas Visuais em Portugal. Entre 2021 e 2022, desenvolveu a exposição itinerante Contra-parede, no Museu Municipal de Tavira, no Museu do Côa, no Museu Leopoldo de Almeida, nas Caldas da Rainha, e no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, com organização da efabula. Em 2020 comissariou, com Emília Ferreira, a exposição individual Encontro às Cegas, de Pedro Gomes, no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), em Lisboa. Obteve o Prémio de Curadoria do Atelier-Museu Júlio Pomar / EGEAC 2016, com o projeto Estranhos dias recentes de um tempo menos feliz. Em 2008 comissariou a exposição intitulada Desedificar o homem, na Galeria Municipal Paços do Concelho, Doispaços Galeria Municipal e Transforma, em Torres Vedras, no âmbito do projeto itinerante Antena da Fundação Serralves.

Artista: Pedro Gomes
Curadoria: Hugo Dinis
Design gráfico: Nicolás Fabian
Imagens: António Jorge Silva
Financiamento: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Organização: efabula

Livro
Texto: Hugo Dinis
Design gráfico: Nicolás Fabien
Edição: Câmara Municipal de Sines e Centro de Artes de Sines
Abril 2023
ISBN 978-972-8261-34-4